Determinado em poder contribuir com o setor comercial do município e abrir novos espaços à cultura popular, o prefeito Grimalde Ferreira idealizou e executou durante quatro dias o Carnaval de Senador Elói de Souza. Além disso, a prefeitura por meio de iniciativas semelhantes, tem buscado readequar o calendário cultural do município fazendo valer o que há de positivo nesse segmento possibilitando o resgate de valores muitas vezes adormecidos.

Além disso, com a realização do evento, foi possível gerar renda ao comércio local aumentando significativamente o volume de vendas no setor e com isso, gerar emprego  temporário a uma boa fatia de trabalhadores informais nas oportunidades criadas pela realização da festa carnavalesca.

Ainda é cedo para avaliar o resultado final da festa, no entanto, foi possível entender que, de um modo geral, houve uma substancial aceitação popular com tendência a fazer com que a festa seja definitivamente inclusa no calendário cultural do município.