A Prefeitura Municipal por intermédio da sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, por força do Decreto 003 de 22 de abril de 2013, deu início a captura de animais que estão vivendo inadequadamente em ruas e logradouros da cidade.

Após vários anos de tolerância sem que os proprietários desses animais tenham encontrado uma solução pacífica para guardar seus bichos em locais seguros, coube ao órgão governamental executar o que determina a lei municipal que restringe o direito de os proprietários criarem animais soltos em locais públicos.

O problema gerou larga discussão entre criadores e a população que pede providências da prefeitura sobre os relevantes registros de acidentes no perímetro urbano da cidade envolvendo condutores de veículos e animais que vivem soltos dentro e no entorno da cidade.

Levando em conta todos esses registros e reclames populares, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente providenciou a construção de um curral que servirá de abrigo provisório para todos os animais que sejam capturados até que seus proprietários compareçam ao local para resgatá-los legalmente mediante pagamento de uma multa de acordo com o que determina a lei municipal vigente.